Desacelerando a moda

O conceito Slow iniciou na Itália através do Slow food, com o propósito de desacelerar e resgatar a qualidade, sabores e os prazeres da boa comida. Apreciando de forma mais lenta, a boa nutrição e os encontros ao redor da mesa.

Com a expansão deste movimento para outras áreas, o Slow Living também se estabeleceu com o mesmo propósito de reduzir o ritmo de vida, propondo o resgate de valores de uma vida mais simples e mais lenta, com menos ansiedade e possibilitando vivenciar o que realmente trás felicidade.

A moda e toda a sua cadeia produtiva, também aderiram ao movimento Slow, para contrapor a velocidade dos processos do Fast fashion, que sustenta a moda efêmera e o consumo desenfreado. O ritmo acelerado das tendências, a produção em massa, que incentiva o desuso e consequentemente o descarte, estão gerando de forma irresponsavel, um saldo negativo para a natureza e para a sociedade.

Com o intuito de trazer um sentido verdadeiro para a moda, o movimento Slow fashion, veio para incentivar e valorizar as peças criadas sem pressa, à prova de tendências passageiras, promovendo o consumo com mais consciência. Comprar menos e comprar qualidade, roupas duráveis e de marcas com propósito. Expandir uma nova forma de criar, de produzir e de consumir, quando a alma de quem produz fica impressa no produto e oferece valores intangíveis à quem compra. ingredientes no desenvolvimento de um produto com alma e que gera redes conectando mundos diferentes.

O Slow Fashion respeita o tempo necessário do processo criativo e produtivo, de forma a preservar a qualidade e os valores do produto autoral desenvolvido com a alma do designer, numa cadeia de produção local, humanizada e desacelerada.

Queremos resgatar o valor afetivo da roupa, conectada às emoções, histórias, momentos, pessoas e lugares, com o propósito de fazer durar, para usar muito, repassar e continuar usando.

Queremos produzir em pequena escala, para viabilizar os processos e não gerar quantidade excessiva de produtos e resíduos que se transformarão no lixo, que ocupará mais espaço do que pessoas.

Slow fashion é uma vertente da nova era da moda que vem para questionar, transformar e construir uma nova cultura, pensando no coletivo e de forma afetiva.

Compartilhe

Voltar as Notícias